“A immigração Negra -Estudo crítico do projeto Fidélis Reis”. Jornal “A União”, 1924, Paraíba.

Em 7 de outubro de 1924, o Jornal “A União”, órgão do Partido Republicano da Paraíba do Norte, publicava uma matéria sobre um estudo realizado pelo sociólogo paraibano Tito Carlos de Lima, que criticava com veemência o projeto de imigração do deputado mineiro Fidélis Gonçalves Reis, político e intelectual nascido em Uberaba (MG). Tal projeto favorecia a entrada no Brasil de colonos europeus e cerceava a de japoneses e negros americanos.

“O sr. Tito Carlos, que em sua monografia provou com dados estatísticos o desenvolvimento dos negros da América do Norte, e expôs suas conquistas em todos os ramos da atividade” (…), afirma:

“Por consequência, assim como os alemães da Pomerânia são incomparavelmente mais eugênicos que os hotentotes, assim também os negros americanos são incomparavelmente mais eugênicos que os persas. E como a barbaria destes não é obstáculo a imigração de brancos de qualquer parte, também a incultura dos hotentotes não é, nem pode ser obstáculo à imigração dos negros americanos” (Jornal “A União”, 7 de outubro de 1924, Paraíba do Norte).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s