Artigos Revista Mediações, Londrina, 2017

“Habitus imigrante e capital de mobilidade: a teoria de Pierre Bourdieu aplicada aos estudos migratórios“, Márcio de Oliveira e Fernando Kulaitis.

Mediações, Londrina, v. 22, p. 15-47, jan/jun, 2017.

Resumo

O presente artigo apresenta os conceitos de habitus imigrante e capital de mobilidade, derivados da Teoria da Prática proposta por Pierre Bourdieu (1930-2002), como ferramentas para compreender as estratégias de agentes em processos migratórios. Em seguida à revisão e discussão sobre a origem e os fundamentos teóricometodológicos dos conceitos de habitus e capital, aplicamos os conceitos propostos em duas pesquisas recentes: os brasileiros no Québec e os haitianos no Brasil. Através da análise de depoimentos e das estratégias dos migrantes em questão, verificamos em que medida os projetos migratórios são frutos de um sistema de disposições, o habitus imigrante, e como ele se transforma em um conjunto de propriedades específicas, aqui denominado de capital de mobilidade. Em conclusão, estabelecemos que a decisão voluntária de migrar e os processos de integração estão interligados e dependem da força do habitus interiorizado e da quantidade de capital acumulado.

Palavras-chave: Estudos migratórios. Habitus. Capital. Pierre Bourdieu.

(PDF) Oliveira, Márcio de; Kulaitis, Fernando. Habitus Imigrante e Capital de Mobilidade

 

“Confusões semânticas e migrações internacionais”, Pedro Vianna.

Mediações, Londrina, v. 22, p. 48-79, jan/jun, 2007.

Resumo

Por razões diversas, no campo das migrações internacionais, os discursos políticos e mediáticos são pouco rigorosos no que diz respeito ao emprego das palavras. Termos equívocos, palavras trocadas, conceitos não definidos, generalizações abusivas, confusão de termos, esquecimentos, hipérboles, efeitos apresentados como causas, más traduções são figuras que perturbam a clara compreensão dos fenômenos migratórios. A partir do caso da França, o presente texto examina alguns exemplos de tais confusões semânticas, evoca um certo número das causas que as engendram e exorta ao desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos sobre o tema.

Palavras-chave: Migrações. Terminologia. Mídia. Discurso político.

(PDF) Vianna, Pedro. Confusões semânticas e migrações internacionais

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s