Sugestão de leitura: “Santos e imigração na Belle Époque: os espanhóis – cotidiano urbano, práticas associativas e militância política (1880-1922)”

Cánovas, Marília Dalva Klaumann. Santos e imigração na Belle Époque: os espanhóis – cotidiano urbano, práticas associativas e militância política (1880-1922). São Paulo: Edusp, 2017.

Sinopse

Entre o final do século XIX e o início do século XX, uma massa de espanhóis deixou várias regiões de seu país e elegeu como destino o Brasil, fixando-se sobretudo no estado de São Paulo. Tendo previamente estudado o fenômeno migratório espanhol na cidade de São Paulo, em Imigrantes Espanhóis na Pauliceia, Marília Cánovas concentra-se neste livro na Santos da belle époque, com seu cosmopolitismo, efervescência, euforia e modernidade impregnados de paradoxos. Na cidade portuária, o imigrante espanhol se somou como componente essencial a um contexto multiétnico e saturado de tensão social. Sem a visibilidade que têm outros contingentes de imigrantes, sua trajetória é enfim reconstruída nos seus aspectos cotidianos, nos cenários da vida pública e de sociabilidade, nos espaços de lazer, mas também de trabalho e de militância política.

Para mais informações, acesse: http://jornal.usp.br/cultura/livro-detalha-historia-da-imigracao-espanhola-em-santos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s