Sugestões de leitura: livros de riquíssimos conteúdos sobre imigração no Espírito Santo

FRANCESCHETTO, Cilmar. Italianos: base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Organizado por Agostino Lazzaro. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

Resumo

O livro “Italianos – base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX” é resultado de uma minuciosa pesquisa realizada ao longo de quase duas décadas nas fontes documentais do APEES, dentre outros acervos públicos e privados (principalmente aqueles guardados pelos familiares), para o Projeto Imigrantes Espírito Santo, iniciado em 1995. É uma edição especial, de 1.040 páginas, com 250 fotografias, mapas e documentos, onde estão distribuídos os nomes de 38.817 itálicos que desembarcaram em terras capixabas nos dois últimos séculos, em grande número nas últimas décadas do séc. XIX.

(PDF) Italianos – Base de dados da imigração italiana no Espírito Santo

RÖLKE, Helmar. Raízes da imigração alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo. Vitória (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016.

Resumo

Raízes da Imigração Alemã preenche uma grande lacuna na historiografia espírito-santense e certamente abrirá caminhos para novos estudos sobre o tema. É uma referência obrigatória para o entendimento da cultura dos germânicos, em especial dos pomeranos, que colonizaram o Espírito Santo em meados do século XIX. Helmar Rölke revela-se neste livro como um dos maiores entendedores da germanidade capixaba. Sua experiência como pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB o credenciou para realizar os levantamentos, ao longo de quatro décadas, que resultou nesta magnífica obra.

(PDF) APEES_23_Raízes_da_Imigração_Alemã_Helmar_Rölke

FRANCESCHETTO, Cilmar. Imigrantes Espírito Santo: base de dados da imigração estrangeira no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Organizado por Agostino Lazzaro. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

Resumo

A grande demanda pela história dos antepassados, por parte dos descendentes de imigrantes, fez surgir no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, em 1995, o Projeto Imigrantes Espírito Santo. Com a informatização das listas dos navios, das hospedarias, dos núcleos coloniais, contendo dados sociológicos de indivíduos de diversas nacionalidades, estruturou-se a base de dados que dinamizou o atendimento aos consulentes. O levantamento foi realizado junto aos documentos do acervo do APEES, do Arquivo Nacional, dentre outros acervos públicos e privados (principalmente aqueles fornecidos de modo interativo pelos familiares), com o devido cruzamento de dados entre as fontes disponíveis. Quase duas décadas depois o APEES tem a honra de apresentar aos interessados o resultado desse trabalho, agora em formato de livro, de 1200 páginas, contendo a relação nominal de 54.155 estrangeiros que entraram no Espírito Santo nos séculos XIX e XX.

(PDF) Imigrantes Espírito Santo_base de dados da imigração estrangeira…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s