“Persépolis” – livro e filme

LIVRO

SATRAPI, Marjane. Persépolis. Trad. Paulo Werneck. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SINOPSE

“A visão feminina do Irã sob os olhos atentos de uma testemunha, que vê de perto as consequências da Revolução Islâmica em seu país. Este é o cenário de ‘Persépolis (Completo)’ (Companhia das Letras, 2008), autobiografia em quadrinhos de Marjane Satrapi. Após a revolução, ocorrida em 1979, a autora, então com 10 anos, é obrigada a estudar em uma escola religiosa e a usar véu, sem entender o porquê disto.

De família moderna e politizada, ela acompanha as transformações em seu país, assim como os protestos contra a ditadura religiosa que fora implantada. Aos 14 anos, Marjane vai morar na Europa, onde luta para não perder sua identidade. Após quatro anos, volta ao Irã e percebe que está ocidentalizada demais para ser aceita pelo seu antigo grupo. Lançada em 2000, na França, a obra ganhou continuidade até 2003, quando foi publicado o último volume desta envolvente história. Em 2004, a série foi publicada no Brasil, tendo os quatro livros reunidos em uma única obra em 2008″. (por Livraria da Folha)

FILME

Persépolis é um filme de animação, dirigido por Marjane Satrapi e Vincent Parannaud, que sintetiza os quatro volumes da obra homônima de Marjane Satrapi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s