“Antepassados Negros: genealogia para brasileiros Afro-descendentes” (Tiago Fappi)

“O tema genealogia não é um tema simples de ser discutido. Muitas pessoas associam o tema à busca por antepassados ricos, nobres, europeus, e por ai vai. Não tratamos o tema com profundidade para entender seus reais efeitos sobre o auto conhecimento daquele que consegue conhecer sua própria história através de seus antepassados. A historiografia quase não se ocupa deste tema, a não ser de relâmpago. Poucos livros abordam o assunto, aliás, é bem difícil de se
encontrar por ai livros sobre este tema. Os brasileiros também tem se dedicado pouco a esse tema, com exceção daqueles descendentes de europeus buscando adquirir uma dupla cidadania ou revivendo a história dos antepassados. Pense você agora se em algum momento você já teve contato com a genealogia de uma família de pessoas negras. Acho que não. Você conhece alguma pessoa negra que seja capaz de indicar com clareza qual antepassados seu foi de fato escravo?
Essas foram perguntas que eu sempre me fiz e nunca tive uma resposta. É realmente bem raro conhecer aqueles que possam de fato indicar com precisão seus antepassados escravos, ou até mesmo indicar algum grau de parentesco que esteja acima dos bisavós”.

 

FAPPI, Tiago. Antepassados Negros: genealogia para brasileiros Afro-descendentes. Edição do autor. Leipzig, 2018.

(PDF) Antepassados_Negros_Genealogia_para_afro (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s