Palestra “Inserção dos imigrantes estrangeiros no Recife por meio da evolução dos comportamentos matrimoniais, 1890-1940”, “Quartas Demográficas” – PPGDem – UFRN, Natal.

Dia 27 de março, às 14:30, farei uma palestra nas “Quartas Demográficas”, PPGDem – UFRN, Natal, abordando o projeto “Inserção dos imigrantes estrangeiros no Recife por meio da evolução dos comportamentos matrimoniais, 1890-1940”. Se puderem, compareçam. Será uma honra a presença de todos.

RESUMO

As últimas décadas têm testemunhado o crescente interesse de muitos pesquisadores em utilizar os registros civis e paroquiais de casamentos para exploração de variáveis demográficas no estudo retrospectivo da migração internacional. Há uma produção ampla e de boa qualidade sobre questões relativas à nupcialidade com enfoque nos séculos XIX e XX. Contudo, apesar de ser notória a produção, pesquisadores da Demografia Histórica avaliam que existem lacunas quanto à cobertura geográfica. O objetivo central deste projeto é acompanhar a inserção dos imigrantes estrangeiros na sociedade recifense, por meio da evolução dos comportamentos matrimoniais, em face ao processo de modernização da cidade, utilizando como fontes os registros paroquiais e civis de casamentos. Para tal, procura abarcar um período histórico bem delimitado para trabalhar no interior de um recorte que inicia em 1890 e termina em 1940. A ideia consiste em explorar os casamentos em que pelo menos um cônjuge era estrangeiro e/ou filho/a de estrangeiro nascido/a no Brasil, para entender a preferência de união matrimonial, observados os padrões de comportamentos endogâmicos e exogâmicos. Como ocorreram os arranjos matrimoniais? Quais os critérios de seleção dos cônjuges? O processo de modernização no Recife permitiu um fácil acesso aos estrangeiros que desejavam incursionar em novas atividades? A pesquisa utilizará como ferramenta a Demografia Histórica, lançando mão dos procedimentos metodológicos preconizados por Louis Henry.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.