Consultoria em Pesquisa Histórica

Você tem uma história que precisa ser pesquisada?

As minhas “peregrinações” nos arquivos públicos e privados, em bibliotecas e centros de estudos, tanto no Brasil como em Roma (It.), realizadas durante o mestrado, doutorado e pós-doutorado, me possibilitaram adquirir profunda familiaridade com acervos históricos e vasta experiência em lidar com a pesquisa histórica, ancorada em metodologias.

Com base no conhecimento que adquiri ao longo dos anos, ofereço meus serviços de consultoria em pesquisa histórica para professores, pesquisadores, jornalistas, escritores, famílias, escritórios de advocacia, cineastas, editores e particulares. Sou consultora independente. Embora seja especialista em imigração histórica e história local, aceito pesquisas sobre determinada pessoa e outros temas históricos.

O contrato para consultoria será na Modalidade Produto, ou seja, os pagamentos serão realizados conforme as atividades desenvolvidas em cada Produto. O primeiro Produto, refere-se ao levantamento das fontes para elaboração de um plano de trabalho detalhado, para verificar se há possibilidade de obter os dados desejados. Caso haja possibilidade, o valor do primeiro Produto será enviado ao cliente, juntamente com o orçamento, o qual efetuará o pagamento somente mediante aceitação do desenvolvimento da pesquisa. Cada Produto será apresentado por meio de relatório.

Meu objetivo é satisfazer o cliente com serviços de qualidade, eficácia e rapidez.

Os serviços de consultoria são realizados a nível local, Natal (RN), e nacional. As viagens fora da cidade do Natal incorrem em custos adicionais.

Se você tiver procurando uma consultoria em pesquisa histórica, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: imigracaohistorica@gmail.com, converse comigo. Meu nome é Rosane Teixeira.

Cumpre observar que os primeiros contatos serão realizados exclusivamente por e-mail. Números de telefones deixados para contato não serão respondidos.

Meu conhecimento prático de pesquisa em arquivos inclui:

Arquivos e bibliotecas nacionais

João Pessoa (PB)

– Fundação Casa de José Américo

– Instituto Histórico e Geográfico Paraibano

Natal (RN)

– Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte

– Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

– Biblioteca Central Zila Mamede, UFRN

Recife (PE)

– Arquivo Público do Estado de Pernambuco

– Centro de Documentação de Estudos da História Brasileira “Rodrigo Melo Franco de Andrade” (FUNDAJ)

Rio de Janeiro (RJ)

– Biblioteca Nacional

São Paulo (Estado)

– Arquivo do Estado de São Paulo, São Paulo (SP)

– Arquivo Público Histórico “Rodolpho Telarolli”, Araraquara (SP)

– Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Araraquara (SP)

– Arquivo Museu Padre Albino, Catanduva (SP)

– Biblioteca da Faculdade de Direito da USP (SP)

– Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, Araraquara (SP)

– Biblioteca Circolo Ítalo-Brasileiro de Araraquara (SP)

– Biblioteca Sociedade Ítalo-Brasileira Grabriele d’Annunzio, Catanduva (SP)

– Biblioteca Florestan Fernandes, USP (SP)

– Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, USP (SP)

– Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP – Araraquara (SP)

– Biblioteca Comunitária, UFSCar, São Carlos (SP)

– Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE-, São Paulo (SP)

– Istituto Italiano di Cultura San Paolo (SP)

Arquivos e bibliotecas internacionais

Roma (Itália)

– Archivio Storico del Ministero degli Affari Esteri

– Biblioteca del Ministero degli Affari Esteri

– Biblioteca di Storia Contemporanea

– Centro Studi Emigrazione

Perfil Profissional

Sou licenciada em História, pós-graduada em nível de mestrado e doutorado stricto-sensu, respectivamente nas áreas de Ciências Sociais e Sociologia, com estágio de doutoranda no exterior, precisamente em Roma (It.). Recentemente, fiz pós-doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), FCL-Araraquara (SP), desenvolvendo projeto de pesquisa sobre migração internacional no Nordeste entre o período de 1889 e 1930. Durante meu percurso acadêmico fui contemplada com três bolsas de estudos: duas no Brasil (doutorado e pós-doutorado) e outra no exterior (doutorado). Os temas que desenvolvi em minhas pesquisas sempre abarcaram períodos históricos, o que me forneceu ampla experiência em lidar com documentos de arquivos e analisá-los sob rigorosos padrões metodológicos. Também tenho experiência com depoimentos pessoais, ancorados na metodologia da História Oral, utilizados em minha tese de doutorado. Distingue-se em minha trajetória profissional a coordenação de projeto de organização e catalogação de importante fundo documental, depositado em arquivo da Universidade Federal de São Carlos (SP), que resultou na produção e publicação de um catálogo. Além disso, trabalhei como voluntária na coordenação de levantamento de dados de imigrantes para formação de banco de dados. Nesse caminho, tenho contribuído para o campo da pesquisa histórica com a produção e difusão de algumas reflexões seja na minha condição de pesquisadora, organizadora de eventos, autora de artigos, livros, entre outras.